Por que Marketing Digital? Pra que fazer um curso de Marketing Digital? Eu sou desenvolvedor! Eu sou da área de TI! Para que eu preciso aprender Marketing Digital?
Todo profissional de TI, num certo momento da carreira vai começar a criar coisas, essas coisas vão precisar ser oferecidas para o mercado, e é aí que o profissional de tecnologia dá de cara com uma barreira gigante: Ele não sabe o básico de Marketing!!!
E é exatamente para isso que a gente criou este artigo sobre Marketing Digital.
Você vai começar a ter várias ideias para você criar um software, um site, um aplicativo, uma loja eletrônica, etc. E aí provavelmente você vai se embaralhar um pouco na hora de conseguir seguir os passos. Você não vai saber quais são os passos para você conseguir atingir o seu objetivo. Isso porque esses passos, eles não estão no ramo de T.I., eles estão no ramo de Marketing.
Preparar um produto desde a sua concepção, até ao momento em que ele vai ao mercado, oferecer esse produto ao seu público-alvo, verificar a aceitação, criar um relacionamento com o seu cliente, e monitorar as ações e resultados, isso tudo não é TI. Isso tudo acaba não sendo mostrado dentro de uma sala de aula de tecnologia. Isso porque isso são conceitos de Marketing aplicados à tecnologia.
Outra situação, por exemplo: Você aprendeu a criar sites, e aí você consegue um cliente que está insatisfeito porque ele precisa mostrar o produto dele, ou ele tem um negócio e não está aparecendo, as coisas não estão funcionando muito bem, e ele está precisando de um site. Você cria esse site para ele e, momentaneamente, ele fica feliz pra caramba. Você ganha o seu dinheiro, coloca o site dele na Internet, hospeda ele em um provedor, e aí chega o momento em que todo o conto de fadas parece que acaba! Isso porque, quando ele perceber que o site dele vai aparecer no mecanismo de busca, mas que não vai ser o primeiro, ele vai continuar insatisfeito…
E aí, pode entrar você, se for um especialista que tem conhecimentos básicos de técnicas de SEO, que é um ramo do Marketing Digital e colocar o site dele em 1º lugar! Nada disso é garantido, mas com uma boa técnica, você consegue.
Ou então, outra situação aqui: você está querendo criar um aplicativo para celular, e talvez você já esteja aprendendo uma ferramenta, uma linguagem de programação, está usando o Android Studio, está usando o Xcode, esse conhecimento técnico é importante. Mas e aí?! Quando o seu aplicativo estiver sendo desenvolvido? Quem vai ser o seu público-alvo? Para quem você está fazendo esse aplicativo? É para você? Ou é para o público? O que é que esse público quer? Será que se você cobrar, esse público estaria disposto a pagar pelo seu aplicativo? Será que depois do lançamento eles vão gostar da aplicação? Ou vão sugerir mudanças? Que tipo de monitoramento, que tipo de acompanhamento você sabe fazer a partir do momento em que você aprendeu Android Studio ou aprendeu Xcode?
Nada disso está intrínseco no seu processo de aprendizado da linguagem. Tudo isso é o seu próximo passo. E aí você fez o seu tão esperado aplicativo, ele ficou sensacional, mas ninguém baixou. Técnicas de divulgação também fazem parte do Marketing Digital. E, a partir do momento em que o seu usuário utilizar o seu aplicativo, que você fez baseado em todos os princípios de produto, preço, promoção e praça, que são os 4 P’s do Marketing, existe uma grande possibilidade do seu público gostar bastante do seu aplicativo e adotar ele dentro do celular deles.
E se o que você criou foi uma loja, uma loja online? Você sabe que as grandes lojas hoje em dia utilizam técnicas de remarketing para poder mostrar o produto que o usuário quer? Você já viu, você já entrou no Facebook, já viu aquele monte de propaganda de produtos.
Com conhecimento de programação você consegue fazer isso? Existem ferramentas para que as pessoas vejam aquilo que elas querem comprar. E, aquilo que você criou, pode ser aquilo que uma pessoa quer comprar. E digo mais: depois que o seu cliente comprou, vai que ele ficou insatisfeito com alguma coisa do seu produto, e vai xingar muito você no Twitter, ou outra rede social por ai.
Você aprende a utilizar ferramentas para monitorar atividades dos seus clientes, ou de qualquer coisa em relação à sua marca dentro das redes sociais? Sabe que essas técnicas e ferramentas existem? Isso não foi dado dentro da sua aula de programação.
É possível você reverter essa situação aí de insatisfação do seu cliente de maneira simples. E você que passou tanto tempo criando site, né? Aprendeu por várias aulas e treinou pra caramba, aprendeu a criar sites tecnicamente perfeitos, talvez esteja criando um conteúdo, ou num formato de que o seu público não gosta.
Preste Atenção: Você sabe de onde vêm as maiores visitas do seu site? Sabe qual é a idade deles? Sabe quanto tempo eles passam dentro do seu site? Qual o melhor horário para visitar? Sabe se a maioria dos seus visitantes são homens ou mulheres? Pois existem ferramentas analíticas que vão te dizer tudo isso e muito mais! E tudo isso faz parte de estratégia de Marketing Digital.
Uma Verdade: E, ao contrário do que muita gente pode pensar, sim, você precisa aprender conceitos básicos de Marketing. O grande problema que eu vejo hoje no mercado digital, é que: o profissional de tecnologia, ele não sabe muito de Marketing. Na verdade, alguns não sabem nada de marketing. E o profissional de Marketing, muitas vezes não conhece tanto de tecnologia para poder aprender uma ferramenta. Então se você já é um profissional de Marketing, provavelmente você já sabe isso. Então eu espero, sinceramente, que você tenha acreditado no título desse artigo, de que você precisa aprender Marketing.
Em Resumo: Você que é um profissional de Marketing, ou se você é um profissional de tecnologia tem que ter conhecimento em Marketing se quer trabalhar com empreendedorismo.
Continuação: Leia o próximo artigo: O Processo de Marketing – Marketing Digital #02